quinta-feira, 31 de maio de 2012

PY1BJN - Conteste da Escola Naval - 2012

Esperamos vocês NESTE PRÓXIMO FINAL DE SEMANA, ( 02, 03 e 04 de Junho ) no 
Conteste: ''Batalha Naval do Riachuelo'' Estaremos transmitindo direto da Estação do 
Grêmio de Rádio da Escola Naval ( 22°54'45.99"S 43° 9'29.59"W ) nas bandas:
80 - 40 - 20 - 15 e 10 metros nas modalidades: CW (A1A) e FONIA (J3E).
 
Os horários, modo de transmissão, dicas do software do concurso, mensagens, pontuação 
e premiação constam no regulamento que pode ser baixado em arquivo PDF no endereço: 

Operadores da estação PY1BJN: 

Capitão de Mar-e-Guerra Davi, Tenente Maia e o Corpo de Aspirantes

CW:  PY1JR Junior, PY1WX Henrique Júnior 
Sexta, 21h00 PT2 às 20h59 PT2 de Sábado
FONIA: PY1DO Hamilton, PY1IG Anderson, PY1SE Marcus, PY1MT Marcelo
Sábado, 21h00 PT2 às  21h00 PT2 de Domingo

Olá Radioamadoras (YL's), Amigos QRPistas (QRP), HI ou LOW POWER (100 / 1000W), 
Estações Militares MIL/ Grêmios/ Ligas/ Associações e Multi-Operadores preparem suas antenas, esquentem os lineares, liguem os transceivers e participem desta grande festa!

Acompanhe-nos pelos sites:

http://sapn.com.br/  -  http://www.qrz.com/db/py1bjn

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Calendario Provas para Radioamadores no Rio de Janeiro


A Labre RJ já tem calendário de provas para os próximos meses, o que vale a pena ser divulgado, esperamos ter mais Radioamadores em nossa Região, destaco assim a prova que será realizada em Angra dos Reis.

Sucesso na Prova para todos os candidatos

domingo, 20 de maio de 2012

Morador pode exercer atividade de radioamador em condomínio

 Uma boa observação a qual todo Radioamador deve ter conhecimento, que é o Direito assegurado da instalação de sua estação e suas antenas. Destacamos o julgado de Natal RN, onde nos mostra os caminhos percorridos e como é possível reividicar o Direito.  A Fonte foi o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte


"Um morador de condomínio de Natal que é praticante de radioamadorismo, conquistou judicialmente, o direito de instalar um sistema irradiante (antenas e demais componentes) na cobertura do Condomínio Residencial Jardim Portugal. O morador havia tentado promover a instalação, mas teve o pedido negado pela síndica.
Na sentença, o juiz Geomar Brito Medeiros deu ganho de causa ao autor por entender que o direito do condômino não fere os interesses da comunidade. Por outro lado, o magistrado condenou o Condomín a abster-se de levar a efeito qualquer fato que possa significar obstáculo ao direito do autor, sob pena do pagamento de multa de R$ 5.000,00 por cada evento.
Na ação, o autor informou que é habitante da unidade residencial de n.º 1801, integrante do Condomínio Jardim Portugal, e com vistas em satisfazer o seu hobby de radioamador, pediu ao próprio Condomínio no sentido de que este lhe autorizasse a instalação de um antena que lhe proporcionasse usufruir do radioamadorismo.
Tendo havido, num primeiro momento, a negativa da síndica, o assunto, posteriormente, foi submetido à Assembleia Condominial, tendo esta deliberado, por maioria (8 a 7, com 15 condôminos presentes), pela negativa/não-autorização do pedido, conforme razões expendidas na Ata da Assembleia.
Vendo-se preterido em seu direito, o autor procurou a justiça e, alegando que o seu pleito é legal e entendendo que a Convenção do Condomínio, em seu artigo 9º, letra 's', veda aos condôminos 'instalar no condomínio radioamador de qualquer amplitude, fios ou condutores', pretende que o Juízo declare a ilegalidade dessa disposição, pois afronta ao estabelecido nos artigos 1º e 2º da Lei 8.919/94.
O juiz esclareceu que, da leitura da lei, extrai-se que a única exigência para a instalação dos equipamentos para uso de radioamador é o respeito ao tráfego aéreo. Consequentemente, a convenção do Condomínio Jardim Portugal não pode querer se sobrepor a lei ordinária específica para o caso. (Processo nº 001.09.034399-0)"

sábado, 19 de maio de 2012

CQRJVHF - CONCURSO RIO DE JANEIRO DE VHF

Realizar contatos bilaterais sem intervenção de repetidores, links VOIP ou qualquer tipo de reflexão em corpos celestes, entre estações fixas, móveis ou especias/eventuais, domiciliadas no Estado do Rio de Janeiro e Estados da Federação, trocando reportagens de sinal (RS) e localizadores (grid square/locator com 6 dígitos)- Estimular a observância dos conceitos de técnica e ética operacionais, durante um contato bilateral.

Regulamento clique AQUI

Scout’s Field Day


O Scout’s Field Day é um evento que vem para somar com o JOTA e o Kids Day, dentre outros.
Aberto a Radioamadores, Radioamadores Escoteiros, Escoteiros, Bandeirantes e jovens que não façam parte do movimento Escoteiro, o FD  foi criado para formar, incentivar e fomentar a atividade radioamadorística entre os jovens de 07 à 21 anos, dando ferramentas aos adultos para cativá-los.
Essas ferramentas vão de projetos simples à operação de estação de radioamador, através de atividades propostas pela Equipe Nacional de Radioescotismo dos Escoteiros do Brasil, que irão prover os jovens de técnicas e éticas operacionais, através de instruções e jogos práticos, inserindo-os dentro do mundo do radioamadorismo.

Data: 16 de Junho de 2012.
Horário: 10:00 `as 22:00

domingo, 13 de maio de 2012

Visita do Presidente da LABRE RJ


No dia 12 de maio o Radio Clube de Volta Redonda teve a visita do Presidente, Paulo Roberto PY1PM - Paulo Roberto - Presidente e PY1PDF - Jacson - Secretário Geral. Foi feito um balanço da atual situação da entidade e da importância que hoje a Labre RJ da para a participação do interior do Rio.
Passaram pelo Radio Clube de Volta Redonda Radioamadores de diversas cidades vizinhas, como Angra dos Reis, Resende, Valença.
Veja as fotos clicando AQUI .
O Radio Clube de Volta Redonda se reúne oficialmente todo segundo sábado do mês, onde além das confraternizações são tratados assuntos relevantes da atividade de Radioamadores da cidade.

Você que é da região do Médio Paraíba ou que esteja em nossa região não deixe de nos visitar, ou mesmo se comunicar com os Radioamadores da região através de nosso repetidor na freqüência de 146.930 MHz.

domingo, 6 de maio de 2012

Curso de Telegrafia



Uma das propostas para o Radio Clube de Volta Redonda é montar um curso de Telegrafia, para isto é necessário ter interessados. São muitas as vantagens em se aprender telegrafia, seja para a promoção de classe, para contatos com pouca potência e com equipamentos montados em casa além lógico da prática do DX.
Os que tem interesse de participar do curso de Telegrafia por favor nos envie um email através do endereço py1cmt@oi.com.br , desta forma vamos poder avaliar qual o melhor método e certamente os dias.
Desde já indicamos o programa MORSE BR que pode ser baixado em http://www.superdownloads.com.br/download/20/morse-br/ , já que para o aprendizado é importante o treinamento se possível diário.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Padre Landell no Livro Heróis da Pátria

Lei sancionada pela Presidenta Dilma e publicada no Diário Oficial dia 27.Abril.2012, inclui o Padre Landell no Livro Heróis da Pátria.
Ele é o 11º homenageado da lista brasileira, onde já estão inscritos entre outros, Tiradentes, Alberto Santos Dumont e José Bonifácio de Andrada e Silva.
Leiam reportagem completa em:
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/04/padre-landell-de-moura-entra-para-o-livro-dos-herois-da-patria.html